Blogue deriva do termo inglês blog ou weblog, é uma ferramenta interativa utilizada através da internet, que possibilita a produção e a atualização contante de textos e conteúdos interativos como fotografias e/ou vídeos, designados posts (Gomes, 2005). O blogue funciona como uma página de um jornal estando organizado numa linha de tempo, ou seja, as mensagens mais recentes são normalmente apresentadas em primeiro lugar (Carvalho, 2008). Pode ter várias funcionalidades, uns proporcionam comentários ou notícias sobre assuntos em particular, outros funcionam como diários online. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma característica importante desta ferramenta (Bitencourt, 2004).
Que utilizações educativas se fazem dos blogues?
Os blogues têm vindo a ter um papel fundamental na educação, funcionando como uma plataforma virtual, onde os educadores e professores podem expor as suas ideias criando uma maior ligação entre professor e alunos (Mendes, 2006). Os blogues são ferramentas facilitadoras de iteração e comunicação, sendo usadas atualmente como agendas permitindo uma maior organização do trabalho e de eventos, como ligação para materiais de consulta e textos de apoio às aulas, como caderno diário eletrónico, fórum ou até mesmo portefólio digital, sendo portanto uma mais-valia na educação, tanto para docente como discentes (Coutinho, 2007). Resumindo a utilização dos blogues apenas como um “recurso pedagógico” centra-se essencialmente na possibilidade de proporcionar aos alunos formas adicionais de acesso À informação que se pressupõe atualizada e relevante (Brito, Duarte & Torres, 2007). Torna-se portanto fundamental incluir os blogues nas ferramentas essenciais à educação não só por estes permitirem o fortalecimento de laços entre a escola e os alunos mas porque tendem a possibilitar o aumento do gosto pela leitura e escrita, dar voz própria aos alunos e visibilidade ao seu trabalho (Mendes, 2006).
Referências Bibliográficas
Bitencourt, J. B. (s.d.). O que são Blogs?
Obtido em 20 de Setembro de 2014, de Penta3:
http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/blogs_conceitos.pdf
Brito, C., Duarte, J.,
& Torres, J. (2007). Weblogs na Educação - 3 Experiências, 3
Testemunhos. (Escola Superior de Educação de Setúbal, Centro de
Competência CRIE, Setúbal) Obtido em 22 de Setembro de 2014, de
http://moodle.ese.ips.pt/pluginfile.php?file=%2F25083%2Fmod_resource%2Fcontent%2F2%2Fweblogs.pdf
Cruz, S., Junior, J. B.,
Coutinho, C., & Carvalho, A. A. (2007). O BLOGUE E O PODCAST PARA
APRESENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM. Obtido em 20 de Setembro de 2014, de
Repositorium Universidade do Minho:
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6514/1/018.pdf
Gomes, M. J. (2005). Blogs:
um recurso e uma estratégia pedagógica. Obtido em 20 de Setembro de 2014,
de Repositorium Universidade do Minho:
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf
Caras estudantes
ResponderEliminarnão percebo os critéros que usaram para a biliografia. Por favor falem comigo na aula sobre o assunto.
Cumprimentos
MRR