As
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a desempenhar um papel
de crescente importância na escola e na vida escolar, nomeadamente na
dinamização das aulas. Com a utilização de blogs,
jogos didáticos e podcasts, entre
outros, os professores têm vindo a dinamizar a sua ação educativa captando
assim o interesse e a atenção das crianças e levando a escola a adaptar-se e a
inserir-se gradualmente, e cada vez mais, no contexto tecnológico, no qual a
sociedade atual já se enraizou.
De
acordo com Teixeira & Silva (2010) a designação podcasts surgiu da junção das palavras Ipod e Broadcast. Segundo
O’Reill (2005) citado por Cruz (2009) os podcasts
são “ (…) recursos da Web 2.0”. Ainda citando a mesma autora, fazendo
referência a Adam Curry (1994) e Primo (2005), podemos ainda perceber que o podcast “é um processo mediático que
emerge a partir da publicação de arquivos na Internet”, complementando estas
ideias segundo Paz (2007:6,) outrora citado por Teixeira e Bento (2010), o
conceito de podcast “pode ser
compreendido como todo o processo de produção de material digital (áudio,
vídeo, texto ou imagem), com publicação e distribuição na Internet, e possibilidade
de download para os subscritos”.
Os
podcasts são indiscutivelmente
ferramentas facilitadoras da comunicação, tornando-a mais dinâmica e atrativa.
Semelhante é o impacto que exerce na educação potencializando a prática pedagógica
a vários níveis, consoante a sua utilização. De acordo com Moura & Carvalho
(2006) esta ferramenta pode ser utilizada pelos professores de inúmeras formas
consoante a sua finalidade, desta forma os professores podem recorrer à
gravação áudio das aulas facultando-as aos alunos de modo a auxilia-los no
acesso à informação disponibilizada em sala de aula e à qual os alunos por
qualquer motivo não prestaram atenção. Estas gravações podem ainda ser vistas
como uma ferramenta auxiliadora do estudo, uma vez que poderão haver alunos que
aprendam melhor através do áudio. Os podcasts poderão ainda ser utilizados como estímulo à dinamização de determinado
projeto, ou somente como ferramenta auxiliadora do processo de aprendizagem,
tornando este processo “menos fatigante e mais motivador” (Moura & Carvalho (2006: 2)), não vivêssemos nós
numa sociedade extremamente tecnológica, onde as crianças são constantemente “bombardeadas”
com inúmeros conteúdos interativos interessantes que tendem gradualmente a
diminuir a eficácia do método de ensino tradicional, visto frequentemente como
mais enfadonho, e prestigiando o ensino mais tecnológico que utiliza
ferramentas mais atrativas como quadros interativos e/ou computadores em sala de
aula que permitem a utilização de podcasts
e de outras ferramentas dinamizadoras do ensino na escola, reforçando assim
as ideias de Pittman, citado por Moura & Carvalho (2006:3), que afirma “technology
is so attractive to these millennial students today”. Os podcasts são ainda utilizados pela RTP – Rádio
e Televisão Portuguesa que através da RTP PLAY nos facultam inúmeros podcasts
que podem ser utilizados a nível educacional, como filmes que retratam o 25 de
Abril por exemplo “Ser e Agir”, o “Minuto Verde” que pretende promover a
educação ambiental e o “Bom Português” que é um programa que atua no âmbito da
língua portuguesa, no esclarecimento de dúvidas comuns no dia a dia dos
portugueses. Com recurso aos podcasts está a ser desenvolvido pelo Ministério
da Educação e Ciência, no presente ano letivo, o concurso “Conta-nos uma História!”
que se destina às escolas e que “ (…) consiste na conceção e no desenvolvimento
de recursos digitais áudio e vídeo que decorram da produção colaborativa ou do
reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas,
mitos ou lendas).” (“CONTA-NOS UMA HISTÓRIA!” 2014/2015 (s.d.)).
1. Bom Português - RTP
2. Concurso "Conta-nos uma História" 2014-2015
Referências Bibliográficas
- “CONTA-NOS
UMA HISTÓRIA!” 2014/2015. (s.d.).
Obtido em 20 de Dezembro de 2014, de Ler + Escolas - Plano Nacional de
Leitura:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=70
- Cruz, Sónia Catarina. (2009). O Podcast no Ensino
Básico. Em A. A. A.Carvalho, Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga:
CIed.
- Moura, A., & Carvalho, A. A. (2006). Podcast:
para uma Aprendizagem Ublíqua no Ensino Secundário. Universidade do
Minho. Braga: Universidad de León. Obtido em 15 de Dezembro de 2014, de
http://repositorio.uportu.pt/jspui/bitstream/11328/458/2/Podcast.para%20uma%282006%29.pdf
- RTP PLAY - PODCASTS. (s.d.). Obtido em 20 de Dezembro de 2014, de RTP:
http://www.rtp.pt/play/podcasts/academiartp
- Teixeira, M., & Silva, B. (2010). Rádio Web e
Podcast: Integração, Diferenças e Interactividade na Educação. Em Actas do
IX Colóquio Sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro. Debater
o Currículo e seus Campos: Políticas, Fundamentos e Práticas. Porto:
Universidade do Porto.
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