quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reflexão Final Individual - Catarina Riqueza

As minhas expectativas relativamente ao funcionamento desta unidade curricular eram bastante elevados inicialmente, no entanto, uma vez que já possuo alguns conhecimentos tecnológicos senti que estes foram baixando ao longo do decorrer do semestre, no entanto não considero que esse seja um problema do funcionamento da unidade curricular em si. Deste modo constatei que a presente unidade curricular funciona como uma continuação da unidade curricular de Expressões e Tecnologias.
A unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi uma U.C. que contribuiu para o desenvolvimento das minhas capacidades ao nível da utilização das TIC. Relativamente à ligação desta U.C. com a língua portuguesa não creio que estas sejam duas componentes notoriamente interligadas, isto porque relativamente ao uso da língua portuguesa, que para tantos é ainda um quebra-cabeças, não posso dizer que me tenha auxiliado a ultrapassar as minhas dificuldades, no entanto não creio que esse seja um handicapt da U.C. mas sim da própria constituição do currículo da licenciatura em si.
Esta U.C. permitiu-me estabelecer contacto com as TIC, contacto esse que tão importante é na articulação com o ensino e com a prática pedagógica atualmente. Através dessa ligação com as TIC e a prática pedagógica consegui ter outra perceção sobre jogos e ferramentas pedagógicas de possível utilização em sala de aula e/ou com as crianças tornando o ensino numa experiência didática, apelativa e ainda mais cativante, captando facilmente a atenção do publico alvo. Desenvolvi aprendizagens mais significativas essencialmente sobre os podcasts sobre os quais não possuía quaisquer conhecimentos. Do mesmo modo consegui retirar algumas aprendizagens sobre o Wordle ferramenta que não conhecia até então.
Dos aspetos menos bem conseguidos destaco a criação do jogo didático através do JCLIC e a criação do Photostory, somente porque me senti limitada, de certa forma, a expandir a minha criatividade e dar asas à mesma devido às características de ambos os programas. Deste modo penso que seria interessante mudar estes programas de modo a que os estudantes consigam criar projetos mais criativos e consequentemente mais estimulantes tanto para quem os irá realizar como para quem posteriormente os utilizará. Considero ainda que esta seria uma mudança de grande importância uma vez que, na minha opinião, estes projetos são provavelmente aqueles que cuja realização é mais significativa e estimulante.

Relativamente ao aprofundamento temático desta unidade curricular, creio que o que existe atualmente já é realmente bom e deste modo não consigo dar qualquer sugestão a esse nível. 

Reflexão Individual Final

Unidade Curricular: Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação.


Esta reflexão surge no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, constituinte do plano de estudos do 1º semestre do 3º ano da licenciatura de Educação Básica. A U.C. é dividida em dois momentos semanais, um com a professora Maria Rosário Rodrigues onde elaboramos a parte prática e um segundo momento com o professor Paulo Feytor Pinto onde trabalhamos os aspetos mais teóricos, e a meu ver esta dinâmica foi uma mais-valia em termos de organização e apoio por parte dos professores.
Esta reflexão incidirá sobre tudo numa avaliação global dos conhecimentos adquiridos, trabalhos elaborados e contributos relevantes para a nossa formação. Realizamos trabalhos através de ferramentas informáticas como o JClic, Wordle, entre outras, bastante uteis para a nossa vida enquanto futuras docentes. Os trabalhos foram todos expostos no blogue que cada um criou, no meu caso ticandopt.blogspot.pt o que possibilita uma maior visibilidade e partilha entre a turma visto que temos acesso a todos os trabalhos desenvolvidos pelas colegas.
Inicialmente, não tinha grandes expectativas pois pensei que iria ser uma extensão da unidade curricular de Tecnologia e Expressões, mas a minha opinião mudou rapidamente e tornou-se bastante enriquecedora. Possibilitou o conhecimento de novos instrumentos de tecnologia que nos permite trabalhar tanto a Língua Portuguesa, como as TIC, com as crianças, de uma forma lúdica e criativa.
Destaco a ferramenta Photostory como a que mais me despertou interesse, sendo também a atividade mais trabalhosa, envolveu as duas componentes desta U.C. de forma harmoniosa. Além de ser uma ferramenta que eu não conhecia, considero que é muito interessante para as crianças, pois podem ser as próprias a criar os elementos necessários, como se verificou no trabalho que realizei, feito com a colaboração de crianças de idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos, que fizeram as ilustrações e locuções da estória que decidi transformar num pequeno vídeo.
Outro ponto positivo, foi termos trabalhado a pares em praticamente todas as atividades. Eu trabalhei com a colega Ana Catarina Riqueza que correu sempre muito bem devo salientar. É indispensável aprendermos a trabalhar em conjunto, pois essa será uma necessidade na nossa futura profissão.
Manifesto também que é uma U.C que desenvolve o trabalho ao nível da escrita, muito importante na área da Língua Portuguesa e como tenho algumas dificuldades neste parâmetro tentei sempre melhorar tendo em atenção os comentários feitos pelos professores. Realizamos reflexões sobre as utilizações e perigos da Internet um tema bastante atual.
Também foi com agrado que encarei o método de avaliação dos docentes que responsabiliza-nos no que toca a eleição dos trabalhos que iram fazer parte da classificação final, e foi com base nos comentários feitos pelos professores que essa escolha recaiu. Tivemos sempre a oportunidade de melhorar e corrigir alguns erros o que também se torna encorajador.
Contudo, não encontro nenhum aspeto negativo, esta Unidade Curricular superou as minhas expectativas, pois apercebi-me que as TIC são muito mais importantes do que pensava e também pela quantidade de conhecimentos que adquiri. Esta U.C contribuiu para a minha formação profissional, académica e também pessoal.


Autora: Solange Marques Nunes.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Photostory

De acordo com a atividade proposta pelos docentes da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, realizamos um filme utilizando o programa Photostory, que permite a criação de videos recorrendo a imagens, legendas e som em simultâneo de forma original e criativa.

Em primeiro lugar escrevemos uma estória a partir do conto de Natal escolhido:

Texto Narrativo

Em segundo lugar elaboramos um guião do filme:

Guião do Filme

Para a realização deste trabalho contamos com a ajuda dos alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Externato Afonso de Albuquerque, obtivemos a autorização por parte da diretora Paula Silva, que prontamente nos recebeu, e disponibilizou uma tarde de aulas para elaborarmos o trabalho. Durante a realização da atividade, explicamos a finalidade da nossa presença, fizemos a leitura integral do texto e posteriormente pedimos a cada criança para elaborar um desenho ilustrativo de uma determinada parte da estória. Foi muito divertido, nesta fase apoiámos as crianças que tinham mais dificuldades e no final a grande maioria superou as nossas expetativas. Também foram delegadas personagens a cada criança, depois de um breve casting, para fazerem a locução da estória. A cada criança foi entregue um guião, e foi dado tempo para reler o texto, passando depois à parte das gravações que não prescindiram de silêncio e da colaboração de todos. Esta parte foi muito interessante porque houve bastante entreajuda entre as crianças, tivemos de fazer algumas repetições pois os próprios achavam que certas gravações não estavam bem.

Na concretização do filme no programa Photostory, foi interessante ver a realização do que tinha sido anteriormente planeado, tivemos de pesquisar os sons que pretendíamos e isso ocupou-nos algum tempo. Foi igualmente interessante constatar que a partir de um pequeno projeto surgem explosões de ideias que nos levam à tomada de decisões relativamente à realização do mesmo. Inicialmente tínhamos decidido fazer as ilustrações recorrendo a desenhos e bonecos feitos em feltro mas chegamos ao consenso de que ficaria muito mais rico utilizarmos ilustrações infantis. Foi bastante positivo podermos aliar este trabalho a uma vertente mais prática e de contacto direto através do trabalho de terreno, com crianças. Na próxima semana iremos novamente ao Externato Afonso de Albuquerque fazer a projeção do trabalho final.



E para terminar realização o filme: