quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reflexão Individual Final

Unidade Curricular: Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação.


Esta reflexão surge no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, constituinte do plano de estudos do 1º semestre do 3º ano da licenciatura de Educação Básica. A U.C. é dividida em dois momentos semanais, um com a professora Maria Rosário Rodrigues onde elaboramos a parte prática e um segundo momento com o professor Paulo Feytor Pinto onde trabalhamos os aspetos mais teóricos, e a meu ver esta dinâmica foi uma mais-valia em termos de organização e apoio por parte dos professores.
Esta reflexão incidirá sobre tudo numa avaliação global dos conhecimentos adquiridos, trabalhos elaborados e contributos relevantes para a nossa formação. Realizamos trabalhos através de ferramentas informáticas como o JClic, Wordle, entre outras, bastante uteis para a nossa vida enquanto futuras docentes. Os trabalhos foram todos expostos no blogue que cada um criou, no meu caso ticandopt.blogspot.pt o que possibilita uma maior visibilidade e partilha entre a turma visto que temos acesso a todos os trabalhos desenvolvidos pelas colegas.
Inicialmente, não tinha grandes expectativas pois pensei que iria ser uma extensão da unidade curricular de Tecnologia e Expressões, mas a minha opinião mudou rapidamente e tornou-se bastante enriquecedora. Possibilitou o conhecimento de novos instrumentos de tecnologia que nos permite trabalhar tanto a Língua Portuguesa, como as TIC, com as crianças, de uma forma lúdica e criativa.
Destaco a ferramenta Photostory como a que mais me despertou interesse, sendo também a atividade mais trabalhosa, envolveu as duas componentes desta U.C. de forma harmoniosa. Além de ser uma ferramenta que eu não conhecia, considero que é muito interessante para as crianças, pois podem ser as próprias a criar os elementos necessários, como se verificou no trabalho que realizei, feito com a colaboração de crianças de idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos, que fizeram as ilustrações e locuções da estória que decidi transformar num pequeno vídeo.
Outro ponto positivo, foi termos trabalhado a pares em praticamente todas as atividades. Eu trabalhei com a colega Ana Catarina Riqueza que correu sempre muito bem devo salientar. É indispensável aprendermos a trabalhar em conjunto, pois essa será uma necessidade na nossa futura profissão.
Manifesto também que é uma U.C que desenvolve o trabalho ao nível da escrita, muito importante na área da Língua Portuguesa e como tenho algumas dificuldades neste parâmetro tentei sempre melhorar tendo em atenção os comentários feitos pelos professores. Realizamos reflexões sobre as utilizações e perigos da Internet um tema bastante atual.
Também foi com agrado que encarei o método de avaliação dos docentes que responsabiliza-nos no que toca a eleição dos trabalhos que iram fazer parte da classificação final, e foi com base nos comentários feitos pelos professores que essa escolha recaiu. Tivemos sempre a oportunidade de melhorar e corrigir alguns erros o que também se torna encorajador.
Contudo, não encontro nenhum aspeto negativo, esta Unidade Curricular superou as minhas expectativas, pois apercebi-me que as TIC são muito mais importantes do que pensava e também pela quantidade de conhecimentos que adquiri. Esta U.C contribuiu para a minha formação profissional, académica e também pessoal.


Autora: Solange Marques Nunes.


Sem comentários:

Enviar um comentário