Unidade Curricular: Língua Portuguesa e Tecnologias
de Informação e Comunicação.
Esta
reflexão surge no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e
Tecnologias de Informação e Comunicação, constituinte do plano de estudos do 1º
semestre do 3º ano da licenciatura de Educação Básica. A U.C. é dividida em
dois momentos semanais, um com a professora Maria Rosário Rodrigues onde
elaboramos a parte prática e um segundo momento com o professor Paulo Feytor
Pinto onde trabalhamos os aspetos mais teóricos, e a meu ver esta dinâmica foi
uma mais-valia em termos de organização e apoio por parte dos professores.
Esta
reflexão incidirá sobre tudo numa avaliação global dos conhecimentos
adquiridos, trabalhos elaborados e contributos relevantes para a nossa formação.
Realizamos trabalhos através de ferramentas informáticas como o JClic, Wordle,
entre outras, bastante uteis para a nossa vida enquanto futuras docentes. Os
trabalhos foram todos expostos no blogue que cada um criou, no meu caso
ticandopt.blogspot.pt o que possibilita uma maior visibilidade e partilha entre
a turma visto que temos acesso a todos os trabalhos desenvolvidos pelas
colegas.
Inicialmente,
não tinha grandes expectativas pois pensei que iria ser uma extensão da unidade
curricular de Tecnologia e Expressões, mas a minha opinião mudou rapidamente e
tornou-se bastante enriquecedora. Possibilitou o conhecimento de novos
instrumentos de tecnologia que nos permite trabalhar tanto a Língua Portuguesa,
como as TIC, com as crianças, de uma forma lúdica e criativa.
Destaco
a ferramenta Photostory como a que
mais me despertou interesse, sendo também a atividade mais trabalhosa, envolveu
as duas componentes desta U.C. de forma harmoniosa. Além de ser uma ferramenta
que eu não conhecia, considero que é muito interessante para as crianças, pois
podem ser as próprias a criar os elementos necessários, como se verificou no
trabalho que realizei, feito com a colaboração de crianças de idades
compreendidas entre os 8 e os 9 anos, que fizeram as ilustrações e locuções da
estória que decidi transformar num pequeno vídeo.
Outro
ponto positivo, foi termos trabalhado a pares em praticamente todas as
atividades. Eu trabalhei com a colega Ana Catarina Riqueza que correu sempre
muito bem devo salientar. É indispensável aprendermos a trabalhar em conjunto, pois
essa será uma necessidade na nossa futura profissão.
Manifesto
também que é uma U.C que desenvolve o trabalho ao nível da escrita, muito importante
na área da Língua Portuguesa e como tenho algumas dificuldades neste parâmetro tentei
sempre melhorar tendo em atenção os comentários feitos pelos professores. Realizamos
reflexões sobre as utilizações e perigos da Internet um tema bastante atual.
Também
foi com agrado que encarei o método de avaliação dos docentes que
responsabiliza-nos no que toca a eleição dos trabalhos que iram fazer parte da
classificação final, e foi com base nos comentários feitos pelos professores
que essa escolha recaiu. Tivemos sempre a oportunidade de melhorar e corrigir
alguns erros o que também se torna encorajador.
Contudo,
não encontro nenhum aspeto negativo, esta Unidade Curricular superou as minhas
expectativas, pois apercebi-me que as TIC são muito mais importantes do que
pensava e também pela quantidade de conhecimentos que adquiri. Esta U.C
contribuiu para a minha formação profissional, académica e também pessoal.
Autora:
Solange Marques Nunes.

Sem comentários:
Enviar um comentário