quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reflexão Final Individual - Catarina Riqueza

As minhas expectativas relativamente ao funcionamento desta unidade curricular eram bastante elevados inicialmente, no entanto, uma vez que já possuo alguns conhecimentos tecnológicos senti que estes foram baixando ao longo do decorrer do semestre, no entanto não considero que esse seja um problema do funcionamento da unidade curricular em si. Deste modo constatei que a presente unidade curricular funciona como uma continuação da unidade curricular de Expressões e Tecnologias.
A unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi uma U.C. que contribuiu para o desenvolvimento das minhas capacidades ao nível da utilização das TIC. Relativamente à ligação desta U.C. com a língua portuguesa não creio que estas sejam duas componentes notoriamente interligadas, isto porque relativamente ao uso da língua portuguesa, que para tantos é ainda um quebra-cabeças, não posso dizer que me tenha auxiliado a ultrapassar as minhas dificuldades, no entanto não creio que esse seja um handicapt da U.C. mas sim da própria constituição do currículo da licenciatura em si.
Esta U.C. permitiu-me estabelecer contacto com as TIC, contacto esse que tão importante é na articulação com o ensino e com a prática pedagógica atualmente. Através dessa ligação com as TIC e a prática pedagógica consegui ter outra perceção sobre jogos e ferramentas pedagógicas de possível utilização em sala de aula e/ou com as crianças tornando o ensino numa experiência didática, apelativa e ainda mais cativante, captando facilmente a atenção do publico alvo. Desenvolvi aprendizagens mais significativas essencialmente sobre os podcasts sobre os quais não possuía quaisquer conhecimentos. Do mesmo modo consegui retirar algumas aprendizagens sobre o Wordle ferramenta que não conhecia até então.
Dos aspetos menos bem conseguidos destaco a criação do jogo didático através do JCLIC e a criação do Photostory, somente porque me senti limitada, de certa forma, a expandir a minha criatividade e dar asas à mesma devido às características de ambos os programas. Deste modo penso que seria interessante mudar estes programas de modo a que os estudantes consigam criar projetos mais criativos e consequentemente mais estimulantes tanto para quem os irá realizar como para quem posteriormente os utilizará. Considero ainda que esta seria uma mudança de grande importância uma vez que, na minha opinião, estes projetos são provavelmente aqueles que cuja realização é mais significativa e estimulante.

Relativamente ao aprofundamento temático desta unidade curricular, creio que o que existe atualmente já é realmente bom e deste modo não consigo dar qualquer sugestão a esse nível. 

Sem comentários:

Enviar um comentário