As minhas
expectativas relativamente ao funcionamento desta unidade curricular eram
bastante elevados inicialmente, no entanto, uma vez que já possuo alguns
conhecimentos tecnológicos senti que estes foram baixando ao longo do decorrer
do semestre, no entanto não considero que esse seja um problema do funcionamento
da unidade curricular em si. Deste modo constatei que a presente unidade
curricular funciona como uma continuação da unidade curricular de Expressões e
Tecnologias.
A unidade
curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi uma
U.C. que contribuiu para o desenvolvimento das minhas capacidades ao nível da
utilização das TIC. Relativamente à ligação desta U.C. com a língua portuguesa
não creio que estas sejam duas componentes notoriamente interligadas, isto
porque relativamente ao uso da língua portuguesa, que para tantos é ainda um quebra-cabeças,
não posso dizer que me tenha auxiliado a ultrapassar as minhas dificuldades, no
entanto não creio que esse seja um handicapt
da U.C. mas sim da própria constituição do currículo da licenciatura em si.
Esta U.C.
permitiu-me estabelecer contacto com as TIC, contacto esse que tão importante é
na articulação com o ensino e com a prática pedagógica atualmente. Através
dessa ligação com as TIC e a prática pedagógica consegui ter outra perceção
sobre jogos e ferramentas pedagógicas de possível utilização em sala de aula
e/ou com as crianças tornando o ensino numa experiência didática, apelativa e
ainda mais cativante, captando facilmente a atenção do publico alvo. Desenvolvi
aprendizagens mais significativas essencialmente sobre os podcasts sobre os quais não possuía quaisquer conhecimentos. Do
mesmo modo consegui retirar algumas aprendizagens sobre o Wordle ferramenta que não conhecia até então.
Dos aspetos
menos bem conseguidos destaco a criação do jogo didático através do JCLIC e a criação do Photostory, somente porque me senti
limitada, de certa forma, a expandir a minha criatividade e dar asas à mesma
devido às características de ambos os programas. Deste modo penso que seria
interessante mudar estes programas de modo a que os estudantes consigam criar
projetos mais criativos e consequentemente mais estimulantes tanto para quem os
irá realizar como para quem posteriormente os utilizará. Considero ainda que
esta seria uma mudança de grande importância uma vez que, na minha opinião, estes
projetos são provavelmente aqueles que cuja realização é mais significativa e
estimulante.
Relativamente
ao aprofundamento temático desta unidade curricular, creio que o que existe atualmente
já é realmente bom e deste modo não consigo dar qualquer sugestão a esse nível.
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